sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O lagarto teiú e o inverno

O lagarto teiú e o inverno

Durante todo o inverno aqui em Canela e região, não vemos sequer um lagarto andando pelos jardins ou parques. Neste período de frio extremo eles se metem em tocas onde a variação da temperatura é muito menor do que no ambiente externo e assim atravessam o inverno numa espécie de torpor, onde suas atividades vitais se reduzem muito e permitem que o animal sobreviva três ou quatro meses de frio em um estado de sono profundo.
No início da primavera eles aparecem com relativa frequência e começam a vagar pelos pátios, praças e áreas rurais. Estão muito magros devido ao consumo das energias acumuladas no inverno dentro da toca. Neste período eles comem praticamente tudo que se movimenta e tenha um tamanho que possa ser apanhado e engolido, como insetos, aranhas, ovos de ninhos feitos no chão, como o quero-quero, filhotes e mesmo aves adultas, frutos, etc. Em seguida acasalam e um tempo depois as fêmeas colocam seus ovos em tocas. No final do outono começam a procurar tocas para se prepararem para um novo período de frio e sono profundo.

Dentre as espécies mais comuns de lagartos que circulam por aqui está o Teiú, ou Papo-amarelo, na foto maior, considerado o maior lagarto brasileiro e que habita praticamente todos os ambientes do País. Olhando o atentamente sua cabeça (foto em detalhe), podemos observar atrás do olho o tímpano, que nestes répteis é externo. Sim, o teiú não tem orelhas como os mamíferos e desta forma seus tímpano ficam expostos e visíveis nas laterais da cabeça.  Sua língua é bipartida (em forma de V) como as serpentes e serve para o lagarto “cheirar” substâncias químicas existentes no ar. 

Na foto maior vemos a cauda do teiú com uma cor diferente. Isto indica que ela já foi perdida e se regenerou. Os lagartos tem um mecanismo que libera sua cauda (autotomia) quando um predador o tenta apanhar, regenerando-se em seguida. Época de lagartos, época de calor. 




Nenhum comentário: