domingo, 30 de dezembro de 2012

A lua, seus ciclos e os seus efeitos.







A natureza é pródiga em ciclos antagônicos de toda ordem, como dia e noite, inverno e verão, era do gelo e era atual, chuva e sol, ventos e calmarias, vulcanismo e erosão da crosta da terra, maré alta e maré baixa. Há fenômenos que se repetem com intervalos longos de centenas ou milhares de anos, como as glaciações. Outros são mais curtos como os que marcam as estações do ano ou o  dia e a noite.

Lua na fase minguante parecendo esta "pinçada" por galhos de uma uva-do-japão.

As fases da lua são as que talvez mais intrigam e encantam as pessoas devido aos seus mistérios e fenômenos que elas desencadeiam. Todos conhecem a luz de “fazer sombra” criada nas noites de lua cheia ou as noites de completa escuridão na fase nova de “não se enxerga um dedo a frente”. Outro fenômeno interessante são as marés vazantes, que são provocadas quando a massa da lua soma-se com a do sol provocando uma “sucção” da água do mar, fazendo com que na praia haja um recuo considerável do mar, maior em alguns lugares do planeta e menor em outros dependendo da topografia da praia.
As fases da lua também intersedem no crescimento das plantas fazendo com que os agricultores mais observadores cultivem aquilo que dá em baixo da terra, como tubérculos e raízes, na lua minguante e aquelas que produzem folhagens, como alface e repolho, nas luas crescente e cheia. Fazer uma caminhada pelo campo em noite de lua cheia é um espetáculo raro e que nos deixa marcados. A pouca luz cria uma paisagem em preto e branco onde tudo assume tons de cinza e nos faz perceber como deve ser a visão de um cão ou de um gato, que enxergam bem a noite e em preto e branco. Dentro de uma mata de araucárias (foto), a lua cheia pode compor um cenário que faz as copas das árvores parecerem aranha no ar.

Lua cheia vista de dentro de uma mata de araucárias

Estamos caminhando para um novo ciclo que deve iniciar em 1 de janeiro e vamos repetir tudo no ano que vem. Dias e noites, verão e inverno, lua cheia e nova, e outros ciclos mais longos que poderão ter seu pico durante este período. É o que disseram os Maias no seu calendário tão famoso e controverso. Se vocês estão lendo este é porque o mundo não acabou e isso é bom. Fracassou mais uma tentativa de acabarem com a nossa casa e seus ciclos. Ou não....

Nenhum comentário: