quinta-feira, 18 de março de 2010

Rã touro - o impacto da introdução de uma espécie exótica



A rã touro (Lithobates catesbeianus) é um anfíbio gigante podendo pesar até 500 gramas. É uma espécie exótica encontrada em muitos locais do RS, tanto na zonas urbanas como rurais. Foi introduzida no Brasil por um canadense que trouxe da américa do Norte cerca de 300 exemplares para o Rio de Janeiro na década de 30 do século passado com objetivo de desenvolver criadouros comerciais desta  espécies. Nas décadas seguintes a espécies se espalhou pelos estados do sul do Brasil, principalmente nas zonas rurais, estimulado pelo comércio de carne e couro da rã. 


O malogro da maioria dos empreendimentos devido ao baixo preço da carne e outros fatores, fez com que se abandonassem as práticas de criação e os animais fugiram dos criadouros e invadiram os ecossistemas naturais das regiões . Como é um anfíbio muito competitivo, acaba se alimentando de qualquer outro animal que esteja em seu caminho, acabando com a fauna nativa e a diversidade dos açudes, banhados e outros locais com águas paradas. 


Estas fotos eu fiz em um açude existente na área do Campus da UCS de Bento Gonçalves, onde elas já predominam no ambiente. Como chegaram ali?  

Um comentário:

Unknown disse...

então foi introduzido na decada de 1930 ou 1830?