terça-feira, 27 de novembro de 2012

O vento e os pinhões


O vento e os pinhões

Você pode estar se perguntando qual a relação entre o vento e os pinhões, sugerida no título da coluna. Pois digo que tem tudo a ver. Explico: a araucária é uma espécie de pinheiro que tem, entre outras características, os sexos separados, ou seja, existem árvores masculinas e árvores femininas. Cada uma tem suas flores e seus gametas. O pinheiro masculino tem uma pinha alongada semelhante a uma banana e se chama mingote. Nela são produzidos os gametas masculinos, o equivalente aos espermatozoides dos animais. O pinheiro feminino tem uma pinha arredondada onde estão as flores com os óvulos. Como estas flores não produzem néctar e não tem pétalas coloridas para atrair insetos como as plantas superiores, elas dependem de um agente externo para “trazer” o gameta do pinheiro masculino e assim fecundar os seus óvulos. Só assim teremos pinhões na próxima safra de outono. Pois este “agente” externo é justamente o vento, que soprando na primavera, faz sacudir os mingotes maduros que espalham os gametas pelo ar numa nuvem de pó amarelo-claro, que caem sobre as flores de árvores femininas fecundando-as.
Esta é uma das razões porque a mata de araucária forma densos agrupamentos de indivíduos em grandes extensões, pois quanto mais próximas as árvores, maior a chance de haver fecundação e produção de sementes, que são os pinhões. Pinheiros fêmeas isolados por grandes distâncias dos machos, não produzem sequer um pinhão. Quando eu cursava Biologia na PUC um amigo me levou a sua casa, em Porto Alegre, para ver uma araucária adulta de uns 50 anos que produzia pinhas grandes mas sem nenhum pinhão, somente falhas (aqueles lâminas achatadas que ficam entre os pinhões da pinha). Aquela araucária havia sido plantada pelo avô dele e era a única no terreno e do bairro. Disse ao meu amigo que ele não teria pinhões a menos que plantasse outras araucárias para ter machos e fêmeas juntos.
Um equívoco relativamente comum é chamar o pinhão de fruto. Na verdade o pinhão é uma semente e os pinheiros, por uma questão evolutiva, não produzem frutos, um atributo exclusivo das plantas superiores, como a goiaba, a jabuticaba ou os ipês. Uma boa safra de pinhões depende de vários fatores ambientais, sendo o vento um dos principais. Salve os ventos da primavera!

Um comentário:

Anônimo disse...

O vento dando sua contribuição na reprodução vegetal das araucária.