quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Aves urbanas de Canela - RS

O SANHAÇO-CINZENTO (Tangara sayaca) é uma pássaro nativo da família Traupidae que vive em ambientes arborizados. Sua alimentação preferencial é formada por frutos diversos e por este motivo, é associado a florestas, praças e jardins arborizados. Eventualmente pode alimentar-se de insetos. Vocaliza fortemente na primavera para efetuar o ritual da nidificação (acasalamento e criação dos filhotes).

A CARRUÍRA (Troglodytes musculus) é uma pequena ave nativa da família Troglotydae que se distribui do sul México até o sul da América do Sul. Habita áreas de matas, bordas de capoeiras, campos e nas cidades é frequentemente visto nos jardins, telhados, construções e mesmo em praças. Anda ativamente atrás de seu alimento que se constitui de insetos, larvas, aranhas e outros pequenos animais que encontra nas áreas onde habita.

O BEM-TE-VI (Pitangus sulphuratus) é uma ave nativa da família Tiranídae que se identifica prontamente pelo seu canto estridente e repetido. É insetívoro muito ativo, caçando em áreas abertas de parque, jardins e beiras de lagos e açudes. A cor amarela da barriga e a máscara branca sobre os olhos facilita sua identificação. Ocorre do México a Argentina. 

O BEM-TE-VI-RAJADO (Myodynastes maculatus) é da mesma família do bem-te-vi (Tiranídae) e tem uma coloração bastante camuflada pelas listras pretas e brancas das penas. Isto torna esta espécie difícil de ser encontrada nas árvores das matas e capoeiras que habita. Alimenta-se de insetos que caça em voo. É uma espécie migratória que passa a primavera e o verão no sul, migrando para o norte no inverno.

O TUCANO-DO-BICO-VERDE (Ramphastos dicolorus) é uma ave grande, com um inconfundível bico longo e esverdeado. Pertence a família Ramphastidade e alimenta-se de frutos, ovos e até de filhotes de aves menores que preda dos ninhos. Nativo do sul e sudeste do Brasil, é a espécie de tucanos com distribuição mais austral (ao sul) de todas. Adapta-se bem ao ambiente urbano devido a grande oferta de alimentos (frutos e filhotes de outras aves) e locais para fazer ninhos.

5 comentários:

Schwonke A.B. disse...

Belas fotos das aves! principalmente a do tucano, recomendo a todos os amantes das aves o site "wikiaves"

http://wikiaves.com.br/perfil_albertoblank

esta é a minha lista de aves registradas, pode criar uma conta gratuitamente, para mim foi uma grande descoberta por isso tento difundir a ferramenta, muito útil quando não conheço alguma espécie.

saudações

Alberto Blank
http://albertoblank.blogspot.com/

gmazza disse...

Bela postagem você deve ter tido muito prazer na aproximação dessas aves, especialmente bonito o tucano.

Vitor Hugo Travi disse...

Buenas, Roberto.

Sim, também gosto muito desta foto do tucano do bico verde. O wikiaves é mesmo uma grande ferramenta, concordo contigo. Abraço. vitor hugo

Vitor Hugo Travi disse...

Buenas gmazza. obrigado pelo comentário e digo que sempre é muito bom ter este contato com estes organismos. Abraço. vitor hugo.

Vitor Hugo Travi disse...

obrigado alberto. conheço o wikiaves e tenho uma conta lá também. grande serviço este deste site. abraço. vitor hugo