quarta-feira, 31 de março de 2010

Capivaras, os nossos ratos gigantes dos alagados.


As capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) são os maiores roedores existentes no planeta. Nenhum rato é tão grande e tão pesado (podem chegar a mais de 60 kg). São nativos da América do Sul e América Central e vivem sempre associadas a áreas alagadas. Suas narinas, olhos e ouvidos ficam num mesmo plano na cabeça, permitindo que, quando na água, fiquem apenas com estes órgão sensoriais para fora, sempre alertas.


Vivem em grupos familiares com um macho dominante e várias fêmeas com seus filhotes. São muito bem adaptadas a vida na água, onde passam grande parte do tempo. Alimentam-se exclusivamente de plantas das margens dos rios e lagos onde vivem. No Rio Grande do Sul são muito abundantes na Estação Ecológica do Taim, em Rio Grande. Apesar de ocorrerem em todo o Brasil, é no Pantanal que as encontramos com mais frequencia e quantidade.


Os machos são maiores que as fêmeas e apresentam uma glândula sobre as narinas, o que o torna facilmente reconhecível no meio do grupo.  Estas glândula é utilizada para demarcação de território pelos machos.Na foto acima, o macho é o que está na parte superior direita. Na mesma foto vemos filhotes e fêmeas.

Um comentário:

Adrika disse...

Adorei o blog, muito bom mesmo!!! gostei das fotos e do conteúdo!!!